sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

achados e perdidos

Xilogravura
50 x 40 cm
impressão em papel japones (papel arroz)
2006

A xilogravura foi durante um bom tempo minha grande paixão. Acredito que foi a partir da gravura que iniciou minha vocação para as artes gráficas. Hoje meu tempo é curto para gravar, uma vez que este trabalho exige muita disciplina, espaço e dedicação. Uma vez ou outra ainda me dedico a fazer algumas impressões. Guardo todas as matrizes, pois a maioria das gravuras que fiz ainda não esgotaram suas edições.
Esta imagem fez parte da série Inventário. Com esta série realizei algumas exposições em Belém e em Brasília. Uma delas foi a exposição coletiva de gravura Impressões Brasilienses na Aliança Francesa ao lado de Marcílio Tabosa e Pulika, organizada por Manoela Afonso, três grandes gravadores.

Para quem não sabe, a xilogravura é uma das técnicas mais antigas de reprodução da imagem, sua história esta relacionada a história dos livros, das ilustrações, da estamparia. A reprodução é de forma manual ou em prensa mecânica, sendo  numerada e assinada uma a uma.
Abaixo um trabalho do Pulika feito na época dos Xiloucos (grupo de gravadores de Brasília)


Quem tiver interessado pode saber mais sobre xilogravura no blog da também gravadora Manoela Afonso: http://manoelaafonso.zip.net/
 
Postarei em breve mais gravuras disponiveis para comercialização.

Um comentário:

  1. oi mi! adoro suas xilos! um bom ano pra você, de muita produção!
    obs.: o xiloucos era coordenado pela bia mello :) só para dar nome certo aos bois, bjão querida!

    ResponderExcluir